segunda-feira, 28 de maio de 2007

Atendimento ao cliente

Atendimento ao cliente é o diferencial do momento.

TODOS SABEMOS DISSO.

Agora, a principal questão que fica, é por que não somos bem atendidos?

Isso não é só em Videira, para qualquer cidade que viajo, noto que a qualidade do atendimento é péssima, e salvo exceções, a média realmente fica baixa. Um bom exemplo que posso dar em Videira é nos postos de gasolina. Isso até vai servir como uma dica, em Videira cabe mais um posto de gasolina, é só saber atender.

Tinha uma época que, ao estacionar, o atendente vinha nos receber com um sorriso, e pedia para abrir o capô do carro para ver água e óleo. Além da gasolina, ainda limpava o parabrisa, vidros laterais e traseiros, assim como os retrovisores. Era bom isso. Hoje em dia, ele pede se precisa ver o óleo. Uma limpeza no parabrisa? Só se houver pelotas de barro nele.

Outro exemplo: Loja de calçados --> fui comprar uma bota de para o dia das mães, para minha esposa. Chegando na loja, verifiquei que estava cheia. Várias atendentes passavam por mim, mas viravam o rosto quando chegavam perto, por medo que eu as abordasse e elas perdessem a pessoa que estavam atendendo. Também não posso ser hipócrita para que ela pare de atender para ME atender, mas acredito que se uma levantasse a cabeça para dar bom dia, e falasse que ia demorar mais 30 minutos para atender, ainda havia a chance de que eu saísse satisfeito da loja. Infelizmente lá era o único lugar que eu achei a bota no gosto da minha esposa, então me obriguei a ficar 20 minutos plantados esperando alguém vir me atender. Só não me atendi, pois o número da bota que estava na vitrine era diferente do número calçado pela Andréia. Obviamente a loja perdeu um cliente.

Com isso tudo, vejo o seguinte:

- Os gerentes pregam um bom atendimento.
- A mídia prega bom atendimento.
- São gasto milhares de reais em propaganda para mostrar que as lojas tem o melhor atendimento.
- São gasto milhares de reais em treinamento para ter o melhor atendimento.

E com tudo isso, temos péssimo atendimento. Pessoas despreparadas que estão ali de passagem, sem saber de onde vieram nem para onde vão.
É difícil dar bom dia?
É tão difícil dar um sorriso?
Por que é tão difícil atender bem, e tão fácil ser indiferente?

Se os gerentes começarem a descer dos pedestais que se encontram, e efetivamente dar e cobrar bom atendimento, tenho certeza que tudo irá melhorar.

Inclusive atendendo bem, tenho certeza que as vendas vão melhorar, o que nos dias de hoje é muito necessário.

2 comentários:

Anônimo disse...

Exato Marcelo!

Bjs,

Gabriela.

Anônimo disse...

Exato Marcelo!

Bjs,

Gabriela.