segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Publicidade e Propaganda

Publicidade?

 

Propaganda?

 

Marketing?

 

Relembrando nossa primeira semana, publicidade e propaganda não é o marketing, mas estão inseridas dentro do planejamento de marketing da empresa. E publicidade é diferente de propaganda, apesar de usar praticamente os mesmos meios de comunicação e veiculação na mídia.

 

Para entendermos a importância da divulgação da nossa empresa, devemos saber diferenciar um do outro. Analisemos a publicidade. A Petrobrás faz publicidade. Os bancos também. Quando a Dafra faz propaganda da Street Speed 150, ela direciona, dentro da marca, para o produto, ou seja, a publicidade é institucional, da marca, enquanto a propaganda é do produto em si.

 

O marketing analisa e coloca, dentro do seu planejamento, quando é importante publicidade e quando é vital a propaganda. Lojas de roupas fazem publicidade, pois focam na marca.

 

A Perdigão é uma empresa que trabalha com publicidade, quando anuncia que é a marca do coração E com propaganda quando anuncia seus produtos, especificamente.

Entendido isso, como posso proceder para fazer a propaganda do meu estabelecimento comercial? Exemplificando um barzinho que sirva de ponto de encontro, ele fará a publicidade do local, enfatizando seu segmento de mercado. Mostrará jovens quando seu segmento por jovens ou mostrará a melhor idade quando seu segmento for esse. O ideal é enfatizar a alegria do local por ser ponto de encontro e de novas amizades ou namoros potenciais.

 

A escolha da mídia também será de supra importância, pois você poderá dar prioridade à mídia local ou outdoors estrategicamente colocados. Quando eu digo estrategicamente, quero dizer nos locais onde há grande circulação dos seus potenciais futuros clientes.

 

Na próxima semana discutiremos mais a fundo a importância da publicidade e da propaganda. Até lá.

 

Nenhum comentário: