segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O Caminho

Precisamos entender que existem diversos tipos de planejamento dentro da empresa. Dos planos anuais, que delimitam as ações para o próximo ano corrente, aos planos de longo prazo, que estudam os fatores e forças que atuarão no mercado nos anos seguintes. O plano estratégico visa fortalecer a empresa para que atue com eficácia nas mudanças de suas oportunidades no mercado.


Ela precisa ter agilidade e o planejamento estratégico está ali para isso. Tanto o plano anual como de longo prazo tem por base o planejamento estratégico. Para isso, depende a definição da Missão da empresa de forma mais clara possível, com seus Objetivos, seu Portfólio de Negócios, assim com a coordenação de suas Estratégias Funcionais.


Primeiramente, ainda no nível corporativo, a empresa precisa definir seu propósito geral e sua missão e transformar essa missão em objetivo primordial da empresa. Essa missão é define o caminho a ser trilhado.


Na seqüência a empresa deve definir seu portfólio de produtos que deve ser o mais adequado à sua empresa e qual deverá ser o esforço em cima de cada um desses produtos. Cada unidade de negócios deverá efetuar o detalhamento de seu plano de marketing e informar à empresa sobre isso, para a aprovação final do plano estratégico.


Como podem ver, o planejamento estratégico é árduo e não aparece pronto da noite para o dia e, por isso mesmo, que repetidamente falarei sobre isso, a importância de ler e fazer os ajustes necessários para dar andamento a ele.


A organização, também chamada de empresa ou instituição em alguns casos, existe para realizar alguma coisa e percorrer um caminho. Esse caminho é definido pela missão da empresa.


Mas o que é essa missão e como a definimos? Veremos isso na próxima semana, até lá.

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