segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Definindo a Missão - Continuação

Continuando nossa conversa da outra semana sobre a missão, devemos saber que a definição dela deve ser o que vai direcionar a empresa nos próximos 10 anos.


Normalmente não se revê a missão da empresa ano após ano, e não ser em caso que a empresa tenha seu crescimento muito acima do mercado e com isso necessite rever seus valores periodicamente. Além de tudo isso, devemos entender e direcionar nossa missão. Antigamente a missão era direcionada para o produto da empresa, ou seja, a empresa Boticário faz cosméticos, mas será que a missão de fazer o melhor cosmético do mundo é o ideal?


Quando pensamos na definição voltada ao mercado, aos consumidores, pensamos que a Boticário é uma empresa que vende beleza e satisfação ao seu consumidor. A visão da empresa é “Conectar as pessoas aos ideais de beleza, sendo a marca preferida, com rentabilidade e crescimento acima do mercado.


A missão sempre deve ser voltada à satisfação do cliente, pois é ele quem faz a empresa crescer. Após definir a missão, vamos transformá-la em objetivos detalhados a serem buscados. Detalhados no sentido que cada setor terá uma meta a ser alcançada, de modo que todos os setores, no final, atingirão o objetivo geral da empresa.


Claro que não podemos ser ingênuos a pensar que o objetivo único e específico da empresa não é o lucro, mas como falamos semana passada, definir a missão em valores vai desmotivar a equipe.


Sempre devemos pensar na missão como algo motivador. Até o menino que aluga cadeiras na praia deve ter uma missão, que é “ser o melhor em proporcionar conforto, satisfação e proteção ao banhista e sua família durante seu descanso”.


É algo simples que diz tudo, mas como vamos transformar essa missão em objetivo?


Semana que vem falaremos sobre isso. Até lá.


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