segunda-feira, 27 de julho de 2009

Planejamento Estratégico

Estratégia deve ser entendida como a arte de utilizar todos os meios e condições que favoreçam o alcance do objetivo específico, enquanto o planejamento é o processo que leva um conjunto de ações, visando à planificação do empreendimento.

Na verdade, o Planejamento é por no papel todas as atitudes que faremos, com seu tempo e determinação dos responsáveis pelas mesmas, mas planejamento, somente, pode ser considerado apenas 30% do nosso negócio. Os outros 70% é a parte mais difícil, que é tirar esse planejamento da gaveta e lê-lo seguidamente, até para que seja feito os ajustes necessários para o mesmo.

Fazer um planejamento bem estruturado, bonito, com seu conjunto de ações bem delimitado e responsabilizado para deixar escondido dentro de uma gaveta é tempo desperdiçado. Lê-lo é investimento. É controle de suas ações, para ver se o que você delimitou nele está sendo cumprido e, caso não cumprido, saber por que não o está sendo feito.

Aliar a estratégia ao planejamento é ter no papel como será a atitude da sua empresa perante o mercado, é entender sobre o posicionamento do seu produto quando você analisa o ambiente mercadológico a que está inserido. É saber usar essa informação como vantagem competitiva perante a concorrência.

Essa vantagem competitiva reside na habilidade empresarial de oferecer produtos ou serviços que atenda – e superem – às expectativas de seus clientes, sempre de maneira mais eficaz que seus concorrentes diretos.

Nas próximas semanas veremos sobre o caminho a ser trilhado para o desenvolvimento do seu Planejamento Estratégico.
Até lá.

Nenhum comentário: