segunda-feira, 13 de julho de 2009

O que é Marketing?

Para entendermos o que é Marketing, precisamos quebrar alguns paradigmas que foram estabelecidos no decorrer do tempo. Marketing não é propaganda, mas a propaganda está inserida no Marketing. Marketing não é pesquisa, mas ela está inserida no Marketing também. Mas então Marketing é Venda... Na verdade, quando o marketing é feito com excelência, a venda é uma conseqüência natural. Com certeza todos já ouviram falar que “o produto era tão bom que se vendia sozinho” (expressão popular).

Essa ferramenta começa com a pesquisa da necessidade e da descoberta dos desejos dos consumidores, ou seja, o que é que seu cliente precisa/deseja. Com essa importante informação em mãos, o próximo passo é o desenvolvimento do produto. Hoje em dia o mercado consumidor de experimentação (lançamento de novos produtos) é feito nas metrópoles, pois a vasta população atende a uma quantidade considerável quando segmentamos nosso mercado de atuação.

Após o período-teste, o produto é colocado no mercado e alardeado intensamente, utilizando todas as mídias disponíveis no momento, através de propaganda direcionada ao seu público alvo, ou seja, o produto é ofertado aos seus futuros consumidores. Juntamente a isso, o produto também é colocado de forma física no mercado, pois sabemos que ofertar na mídia e não disponibilizar em quantidade suficiente é anti-marketing.

Com isso, a seqüência lógica do Marketing é identificar necessidades, desenvolver o produto certo para a pessoa certa, despertar desejos, colocar no mercado no momento correto, em quantidade que atenda a todos. O produto deve ter um preço acessível ao segmento de mercado que deseja atender. Esse ciclo faz o produto ser vendido facilmente.

Tudo bem, Marcelo, isso é legal e tudo mais, mas o que é Segmento de Mercado? Bem, eu respondo isso na próxima semana, até lá e um grande abraço

Nenhum comentário: