segunda-feira, 20 de julho de 2009

Nicho de Mercado

Segundo o dicionário Aurélio, Nicho é o segmento restrito do mercado, não atendido pelas ações tradicionais de marketing, e que geralmente oferece novas oportunidades de negócio. Seguindo pela lógica da última coluna, o nicho é um segmento de mercado extremamente restrito que está em crescimento.

Atualmente o nicho a se investir é o chamado Nicho Verde ou Nicho Ecológico, pois, como o próprio nome já diz, é direcionado às questões ambientais. Como a população está focada na preservação, terão a tendência de investirem em produtos que não degradem o meio ambiente.

Por ser um segmento ainda pequeno na sociedade (mas que está em crescimento acelerado), há uma valorização em seu valor, até para inferir um aumento de status para quem consume esses produtos. Alimentos orgânicos, carros menos poluentes, equipamento elétricos que trabalham de maneira otimizada para gastar menos energia são exemplos palpáveis que já estão disponíveis aos consumidores a preços equitativos aos concorrentes não-protetores do meio ambiente.

Inclusive o fato de trabalhar com produtos dentro do Nicho Verde possibilita à empresa operante um reconhecimento de sua consciência e preservação ao meio ambiente, ou seja, a empresa também é uma protetora e com isso será bem vista aos olhos de seus consumidores. Investir nesse nicho é retorno garantido a curto, médio e longo prazo, pelo valor recebido e pela proteção à Mãe Natureza, que agradece. Com o advento do verão, precisamos pensar ecologicamente, visto o número de turistas que vem à nossa região e, com isso, é a época ideal para investirmos no Nicho Verde.

Na semana que vem começaremos a ver sobre Planejamento Estratégico. Até lá.

Nenhum comentário: