terça-feira, 7 de julho de 2009

Marketing para Iniciantes

Por Marcelo Moro


Mercadologia é a ciência que estuda os mercados e é amplamente conhecida pela palavra inglesa MARKETING – Market = mercado + ing = gerúndio que demonstra ação. Isso denota que Marketing é uma ação orientada para o mercado. Inicialmente, devemos ter a noção do que é mercado. Objetivamente, mercado é o espaço onde as pessoas trocam mercadorias mediante pagamento em moeda. Para o Marketing, o mercado é objeto de estudo, ou seja, pessoas e empresas envolvidas, oferecendo e comprando bens e serviços em qualquer lugar do nosso planeta.


Seguindo essa linha de pensamento, vemos que a Concorrência de Mercado é o ambiente onde empresas e instituições atuam, no sentido de oferecer produtos ou serviços na disputa por compradores. Convém salientar a importância da concorrência para o mercado, pois o livre comércio é que torna saudável essa prática, pois regulamente a lei da oferta e procura, coibindo abusos que um sistema monopolista impõe. Esse livre comércio é entendido como empresas concorrendo / competindo em igualdade de condições, o que significa um mercado conhecido e similar entre elas, com vasta quantidade de produtos, menor eficácia de comunicação dirigida e que estão sujeitas às mesmas leis de mercado e regulamentação de consumo, como o mercado alimentício e de vestuário, exemplificando.


Atualmente, o estudo mercadológico, Marketing, desperta grande interesse também em pequenas e médias empresas que, orientadas pelo mesmo, começam a desvendar sobre o mercado a que estão inseridas tendo um maior conhecimento estratégico para atingir seu principal objetivo, que é o Cliente.


Podemos definir Marketing como “o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtém aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores (ZENARO, Marcelo. Marketing para Empreendedores. Editora Unoesc, 2007).


Na próxima semana veremos O que é Marketing. Até lá.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu blog amigo, e obrigado por me citar.
um forte abraço
Zenaro