terça-feira, 8 de setembro de 2009

Importância da Publicidade e Propaganda

Semana passada aprendemos a diferenciar publicidade de propaganda.

 

Agora veremos a importância da utilização dessas ferramentas importantíssimas e primárias para a conquista de clientes. Quando falamos em conquistar o cliente, realmente falamos em seduzir, em despertar o desejo.

 

A propagada pode ser comparada à fase inicial do namoro, quando mostramos as inúmeras qualidades à pessoa amada e queremos saber todos os seus desejos e necessidades. Eu discordo quando alguém fala que o marketing cria necessidade pela compra de tal produto.

 

Agora, concordo plenamente que o marketing deve “atiçar” o desejo do seu cliente. Ele deve desejar seu produto e isso você fará com uma propaganda muito bem elaborada. Quando você estabelece em seus objetivos em ser o Nº1 na cabeça dos seus clientes, você tem que focar em seu Share of Mind, ou seja, no percentual de pessoas que focam a SUA marca em primeiro lugar.

 

E como você consegue isso?

 

Com propaganda. Muita propaganda. O maior crime que a empresa comete com ela mesma, em épocas de crise e cortar o investimento em Marketing. Na crise é a hora mais importante de investir em marketing. E a conta é bem simples, enquanto TODOS tiram investimentos e perdem o lugar na mente do cliente, você deverá investir e TOMAR esse lugar para SUA empresa. Mas, por incrível que pareça, a maioria não faz isso.

 

Graças a Deus temos empreendedores que compreenderam essa prerrogativa e pregam esse conceito e, com isso, crescem em épocas de crise. Até arrisco e dizer que eles preferem a crise, pois os concorrentes o auxiliam muito mais, retraindo suas empresas. Seguidamente vemos na publicidade para tirarmos o S da crise, para que a gente CRIE e cresça.

 

Semana que vem continuamos nossa conversa sobre propaganda.

Um abraço e até lá.

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom Marcelo, gostei muito do seu artigo, e realmente em época de crise, é q se tem que ganhar mercado. é hora de ser mais profissional, não cortar gastos na publicidade, mas pesquisar mais para investir em boas mídia. O que temos hoje é muitas mídias que apresenta proposta para determinadas empresas, sem passar por um setor profissional em publicidade, com isso queima o mercado e o clinte não obtem o resultado esperado. fazendo com isso, que empresas na hora da crise, deixem de investir em marketing. JOTA ZAGONEL JDSANTOS03@HOTMAIL.COM