segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Crise X Investimento em Propaganda

Semana passada começamos a ver a importância de se investir em épocas de crise.

 

Crise se dá em início de período de depressão.

 

É o que antecede aos momentos ruins e estagnados da economia. Mas quem estagnou foi a economia.

 

O povo está com menos dinheiro? Pode até estar, mas o pouco que tem, eles querem gastar. E é nessa hora que o empreendedor deve investir em marketing. Promoções e propaganda maciça para “abocanhar” fatias de mercado que estavam no “prato” da concorrência. O mercado retrai para todo mundo, as pessoas gastam menos, por isso, você deve aumentar a quantidade de clientes. Assim você mantém o nível da sua receita.

 

Quando a crise passar e seus clientes voltarem a gastar como antigamente, como seu percentual de consumidores aumentou, a receita dará um salto também, como conseqüência.

 

O mais difícil é investir nessa hora. O medo sempre toma conta do investidor, que nessa hora deve ser impetuoso e não retraído. Obviamente isso não quer dizer que ele deva sair investindo em tudo quanto é propaganda, mas sim, rever sua estratégia e direcionar seu foco. Um mercado de bairro, que domina sua região, pode investir em outro bairro no momento de crise, fazendo com que seus potenciais clientes vejam vantagens em sair do seu bairro de origem para ir comprar em outro estabelecimento.

 

Também deve escolher a mídia correta. Num bairro onde todos trabalham fora durante o dia, não adianta manda um carro de som para divulgar a empresa durante o dia, mas sim, no final da tarde até o horário permitido para esse tipo de divulgação.

 

É por isso que a propaganda no horário da novela das 20h é a mais cara de todas, pois nesse horário é que se concentra o maior número possível de consumidores em casa, olhando para a telinha.

 

Empreendedores criam na crise e esse será nosso tema da próxima semana.

Até lá.

 

Nenhum comentário: