quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Quanto Vale sua Marca Pessoal??

Nos tempos atuais, o marketing pessoal faz a diferença no crescimento profissional dentro e fora das empresas. Um bom trabalho de Marketing Pessoal pode, inclusive, inserí-lo no mercado de trabalho.

Para isso, vamos entender um pouco mais de MKT pessoal e depois entender como usá-lo em nosso favor.

Marketing pessoal é o mkt que valoriza o ser humano, e não o produto. O ser humano carrega consigo Crenças, Valores, Objetivos de Vida, Necessidades Físicas / Espirituais / Financeiras / Materiais / Emocionais que fazem parte de sua personalidade e o transformam no que é.

Seu trabalho nisso tudo é transformar suas potencialidades em algo palpável.

É mostrar ao mundo QUEM você é e não O QUE você TEM.

Muitos enganos são cometidos aqui. Executivos acabam mostrando o que tem (monetariamente) por serem workalics, ou seja, trabalham demais e SÃO de menos. Claro que não queremos confundir trabalhar demais com incompetência, mas deixo uma pergunta para reflexão.

- "Somos contratados para trabalhar 44h/semana. Se não conseguimos fazer nosso serviço DENTRO desse horário, onde está nossa eficiência??"

Como podemos trabalhar o mkt a nosso favor?

Citando Max Gehringer,


Veja, a seguir, os dez mandamentos do marketing pessoal.
1º - Liderança Algumas pessoas têm uma habilidade muito maior de influenciar as outras. "O Clayton está sempre preocupado se a gente precisa de alguma coisa", comenta a caixa Laísa dos Santos. "Ele socorre a gente", diz a caixa Ester Alves. O Clayton é um formador de opinião, e a empresa percebe isso rapidamente.
2º - Confiança Quando eu pergunto "Quanto foi o jogo?", eu imediatamente olho para uma pessoa. Eu não falo assim: "quanto foi?", olhando ao redor. Essa é a pessoa em que nós confiamos.
3º - Visão É alguém entender o que está fazendo e por que está fazendo, e sugerir pequenas mudanças para melhorar o próprio trabalho ou o trabalho dos colegas. Do que nós estamos falando? Pequenas idéias, uma por dia, de R$ 3. Muita gente fica esperando muito para ter uma grande idéia na vida de R$ 200 milhões e perde a oportunidade de ter a pequena idéia de todo dia.
4º - Espírito de equipe É oferecer ajuda aos colegas, mesmo sem ser solicitado. De coração aberto, quantas pessoas realmente fazem isso?
5º - Maturidade É saber solucionar conflitos sem provocar mais conflitos. "Ele prefere conversar e não resolver em discussão", diz o repositor de loja William Matias. "Um ajudando o outro é que a gente vai ser uma equipe melhor", acredita o repositor de loja Antônio Raimundo Nascimento.
6º - Integridade É fazer o seu trabalho sem prejudicar ninguém. Não ser excessivamente ambicioso e atropelar quem aparece pela frente. Pesquisa instantânea de opinião: quem nunca foi prejudicado na carreira? Quem tem vontade de prejudicar alguém? Qual das duas perguntas que eu fiz mostra falta de integridade? A segunda? Se eu tiver o desejo, assim, de me vingar, isso mostra a minha falta de integridade? Não. O desejo não mostra. É por isso que nós temos sentimentos, nós temos emoções e, muitas vezes, no trabalho, nós temos que guardar isso para a gente mesmo. Eu, sinceramente, tenho vontade atropelar um monte de gente, mas eu não vou fazer isso.
7º - Visibilidade Ser o primeiro a levantar a mão quando o chefe precisa de um voluntário para uma tarefa. O que eu me lembro nos últimos 25 anos da minha vida corporativa, todo mundo que levantou a mão quando eu pedi um voluntário, hoje, ou é gerente, ou é diretor, ou é presidente de empresa. Impressionante.
8º - Empatia É saber elogiar o trabalho de um colega e reconhecer o mérito dos outros. "Foi o Emerson. Isso foi ontem ainda. Ele montou lá na frente da loja uma exposição de brinquedos que foi muito lindo mesmo. Elogiei, elogiei na hora", disse o fiscal de loja Enedino dos Santos.
9º - Otimismo Não é um otimismo burro, mas um otimismo com causa. A pressão do trabalho nos leva a imaginar que as coisas são piores do que realmente são.
10º - Paciência Isso é o que mais acontece com jovens recém-formados no mercado de trabalho. Normalmente, uma pessoa com excelente formação acadêmica entra em uma empresa e, seis horas depois, já está começando a pensar por que ela não foi promovida. De todas as qualidades que nós podemos ter, a paciência é, talvez, a que se a gente não tiver, vai nos prejudicar mais.
Evidentemente, não adianta ter tudo isso se o funcionário não consegue fazer aquilo que ele é pago para fazer, dar bons resultados de curto prazo.


--------------------------------------------


Dentro dessa premissa, deve-se trabalhar o Marketing Pessoal TAMBÉM na hora de elaborar seu curriculo.

Abaixo posto dicas importantes e opiniões controversas:


- Identificação: Deve estar completa, com nome, endereço e formas de contato. Quem deseja oportunidades deve ser encontrado de maneira fácil. Documentos não são importantes nessa hora.

Opinião - Empresa que obriga os candidatos a postarem fotos em seus curriculos ainda são empresas que contratam pela aparência, então capriche no seu Marketing Visual na hora de tirar essa foto


- Objetivo: Qual é o cargo ou posição que deseja ocupar na empresa.

Opinião: Sim, se você mandar 10 curriculos, voce deverá fazer cada um de modo direcionado a cada empresa, principalmente se voce sabe os cargos que estão em aberto.


- Qualificação: Um breve resumo de suas qualidades profissionais e pessoais. Deve ser curto o bastante para ser lido de relance e longo o bastante para colocar tudo, mas lembre-se, é um resumo.


- Formação: Formação Acadêmica, colocando onde estudou, cursos. Deve estar na ordem o ultimo curso feito em primeiro lugar. Cursos de curta duração também devem ser postos aqui, como formação complementar.

Opinião: Analise sua formação acadêmica e sua formação complementar. Você faz todos os cursos que aparece? Então voce atira para todos os lados e isso pode ser visto como uma pessoa que ainda não se decidiu o que vai ser quando crescer.


- Idiomas: no mundo globalizado, impreterivelmente você deve dominar um segundo idioma, mesmo que não o use. O acesso às novas informações está tão fácil que, muitas vezes você terá que acessá-las no segundo idioma para estar na frente de seus concorrentes.


- Experiência: Comece da mais nova para a mais antiga, constando o local de trabalho, o tempo e atividades que você fazia. O Ideal é também colocar as atividades feitas que renderam algum prêmio ou mérito.


Seu curriculo deve ser dinâmico. Deve despertar interesse para uma entrevista, então não perca tempo com curriculos quilométricos. Voce pode trabalhar com duas estratégicas de curriculos, onde o primeiro é sua forma resumida, de uma ou duas páginas, onde o foco é despertar o interesse da empresa. Na entrevista você entregará ao seu entrevistador seu currículo completo, onde ele poderá analisar com calma.


Pense nisso!
Um abraço
WM Consultoria de Marcas
Gerenciamos sua marca para você, nos contate:

Nenhum comentário: