quarta-feira, 25 de julho de 2007


ERAGON X ARAGORN: Liderança

Ontem à noite assistimos o filme Eragon. Minha esposa, eu e meu filho Arthur.


Muito interessante o filme, que é a história de uma dragonesa, chamada Safira, que escolhe em camponês para ser seu cavaleiro. Colocando assim, fica simplista demais, até por haver fatos do porque o camponês fora o escolhido. Quem é seu tutor, e porque se torna seu tutor. Quem é a mocinha, que aparece várias vezes, mas tem sua história contada mais para o final? O filme é ótimo, assistam, mas o que mais me chamou a atenção foram as similaridades com o Senhor dos Anéis.


Eragon e Aragorn, nomes praticamente iguais. Em ambos os filmes eles tem uma espada que se destaca das outras. Existem o vilão maior que é confrontado somente no final da série, e os vilões menores que o são no transcorrer dela. Claro, há sempre as mocinhas, as batalhas internas de caráter e moral também.


Animais fantásticos. Inclusive, nesse parágrafo não posso deixar de citar a dublagem feita pela atriz Fernanda Vasconcelos para Safira. Passou à dragonesa uma feminilidade importante, visto que a imagem do dragão assim não o remete, por se tratar de um dragão azul. Durante toda a trama, a cumplicidade da dragonesa e seu cavaleiro se tornou profunda, e acredito que pela voz suave que ela utilizou, isso ajudou a passar em muito essa imagem.


Mas não é a questão do filme que desejo tratar aqui, e sim a questão de liderança desses filmes. Em Eragon, o personagem título é um camponês que no começo do filme não sabe direito o que quer da vida. Quando ele descobre o dragão, num primeiro momento o medo o invade e ele não deseja ser guerreiro. Após uma hora de filme, indo para seu final, ele aceita o cargo que o destino lhe impôs, e se torna líder do clã rebelde.


O que achei mais importante foi o fato dele aceitar a liderança sem contestação, como Aragorn fez em Senhor dos Anéis. Ele passa dois filmes da trilogia contestando a liderança natural dele. Somente no terceiro filme ele a assume.


Nessa questão da liderança, analisando os filmes, pude notar que no Senhor dos Anéis havia vários líderes, mas que clamavam por um único líder, que os levasse a vitória. Em Eragon, eles esperavam o líder chegar, que viria montado num dragão.


Mas a questão da liderança, como ela fica realmente? Liderança deve ser conquistada com trabalho árduo, ou o carisma basta para que você seja aclamado como líder?


Dentro das nossas empresas, vemos muitos chefes, mas poucos líderes, o que nos leva a crer se esse não é um profissional em extinção. Na entrevista de emprego, é onde as empresas buscam seus líderes, mas, em muitos casos, elas enchem uma empresa de líderes, sem pensar nos comandados.


O líder é importante? Com certeza absoluta, mas dentro da equipe deve haver os comandados, para não haver choques de liderança. O que está faltando para as empresas é investir justamente nos comandados. Pessoas especiais, que trabalham bem em equipe, sem a pretensão de sobressaírem perante os outros. Profissionais que pensam na equipe acima de tudo.


Com isso você pode estar pensando. Mas o líder não pensa na equipe. Claro que pensa. Com certeza ele pensa, mas, mesmo assim, como líder, ele é o retrato da equipe. Equipe vai bem, líder bom, equipe vai mal, líder fraco.


Nos filmes, vemos que Eragon é o líder nato, esperado por muitos, e aceito por todos. Mesmo assim, um guri. Na trama ele é um jovem de 17 anos. Aragorn, por outro lado, é um homem feito, descendente do Grande Rei, ou seja, ele já traz consigo a estirpe da família famosa, mesmo que, no caso, traga também o estigma de que foi o ascendente dele que fez toda a bagunça, não destruindo o anel no começo da trama. Ainda bem, se ele fizesse isso, não teríamos essa excelente história.

E você? Que líder você segue?


उम abraço

Nenhum comentário: