quinta-feira, 25 de março de 2010

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS: Uma abordagem logística

Gabriela Goetten[1]

Vanice Dalagnol[2]

 

RESUMO

 

O objetivo da administração de materiais é diminuir custos e obter os materiais certos na hora e local desejado. Existem diversos tipos de organização, sejam privadas ou públicas, que se utilizam dos serviços logísticos. Com esforço logístico bem planejado podem-se controlar desvios de desempenho e minimizar o nível do estoque comprometido. Quanto mais eficiente for o projeto do sistema logístico de uma empresa, mais precisas deverão ser as informações. Os sistemas logísticos devem ser projetados para utilizar o tipo de transporte que minimize o custo total dos sistemas. As necessidades de estoque de uma empresa dependem da estrutura de rede e do nível desejado de serviço ao cliente. O manuseio de materiais é uma atividade muito importante, no depósito os produtos devem ser recebidos. A armazenagem, o manuseio de materiais e a embalagem simplificam e aumentam a rapidez do fluxo de produtos ao longo de todo sistema. Quem trata da movimentação de produtos acabados para entrega aos clientes é a distribuição física. O princípio do gerenciamento da cadeia de suprimento esta fundamentado na convicção de que a eficiência pode ser aprimorada por meio de compartilhamento de informação e planejamento conjunto. A informação é considerada um dos elementos-chaves para a obtenção, no futuro, de vantagem competitiva na área de logística.

 

Palavras-chave: Administração. Materiais. Informação.

 

RESUMEN

 

El objetivo de la gestión de materiales es reducir costes y obtener los materiales adecuados en tiempo y sitio deseado. Existen varios tipos de organización, ya sea privada o pública, que el uso de servicios de logística. Con buen esfuerzo logístico previsto se puede controlar la desviación de los resultados y reducir al mínimo el nivel de compromiso de inventario. La información más eficiente el diseño del sistema de una empresa de logística, para ser más precisos. Los sistemas de logística debe estar diseñado para utilizar el tipo de transporte que minimizan el costo total de los sistemas. El inventario de las necesidades de una empresa depende de la estructura de la red y el nivel deseado de servicio al cliente. El manejo de materiales es una actividad muy importante en los productos de depósito debe ser recibido. El almacenamiento, manipulación y envasado de materiales de simplificar y aumentar la velocidad del flujo de productos en todo el sistema. ¿Quién es el movimiento de los productos terminados para su entrega a los clientes es la distribución física. El principio de la gestión de la cadena de suministro se basa en la creencia de que la eficiencia puede mejorarse mediante el intercambio de información y planificación conjunta. La información no está considerado como uno de los elementos clave para lograr en el futuro de la ventaja competitiva en la logística.

 

Palabras clave: Administración. Materiales. De la información.

 

 

INTRODUÇÃO

 

A logística moderna agrega a distribuição e o suprimento numa única organização. Entre as atividades da logística estão o transporte, movimentação de materiais, armazenagem, processamento de pedidos e gerenciamento de informações. Quanto mais eficiente for o projeto do sistema logístico de uma empresa, mais precisas deverão ser as informações, no entanto, informações incorretas e atrasos no processamento de pedidos podem prejudicar o desempenho da logística. As seleções de instalações estabelecem uma estrutura de rede que gera o conjunto de necessidades de transporte. As necessidades de estoque de uma empresa dependem da estrutura de rede e do nível desejado de serviço ao cliente. As estratégias de estoque devem concentrar-se na satisfação das necessidades dos clientes preferenciais, entregar produtos rapidamente para atender as necessidades do cliente é muito importante para a logística. O manuseio de materiais é uma atividade muito importante, no depósito os produtos devem ser recebidos, movimentados, separados e agrupados de modo a atender as necessidades dos pedidos dos clientes. A armazenagem, o manuseio de materiais e a embalagem simplificam e aumentam a rapidez do fluxo de produtos ao longo de todo sistema. Quem trata da movimentação de produtos acabados para entrega aos clientes é a distribuição física. As informações sobre transporte e expedição, influenciam na movimentação de estoques. Fabricantes podem oferecer aos clientes lotes combinados ou sortidos de produtos. O principio do gerenciamento da cadeia de suprimento esta fundamentado na convicção de que a eficiência pode ser aprimorada por meio de compartilhamento de informação e planejamento conjunto. A programação e o controle da produção e o planejamento da capacidade das instalações exigem previsões precisas, permitindo que executivos destinem os recursos necessários antecipadamente. A formulação de políticas de estoque requer conhecimento do estoque nas áreas de produção e de marketing das empresas. Um gerenciamento eficaz de estoques pode influenciar na lucratividade da empresa também pode aumentar as receitas de vendas.

 

2 DESENVOLVIMENTO

 

A Logística é a área responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.

Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes (CARVALHO, 2002, p. 31).

 

 Entre as atividades da logística estão o transporte, movimentação de materiais, armazenagem, processamento de pedidos e gerenciamento de informações. Hoje a logística moderna agrega a distribuição e o suprimento dentro do possível numa única organização. As pessoas de logística são os responsáveis pelo tempo necessário de obter as mercadorias, tudo depende da localização geográfica, com isso, os custos de transporte podem diminuir. Uma falha no processo de compras pode causar custos desnecessários para a logística. O profissional de logística para ser mais valorizado, tem que entender sobre todos os assuntos que dizem respeito à cadeia logística. Existem diversos tipos de organização, sejam privadas ou públicas, que se utilizam dos serviços logísticos, como empresas manufatureiras, empresas de transporte, empresas alimentícias, serviços postais, distribuição de petróleo, transporte público e muitas outras. À medida que as empresas investem em parceiros comerciais, aumentam os gastos com o planejamento de toda a cadeia. Mas, percebe-se que há uma redução de custos e melhoramento dos níveis de satisfação dos usuários. A logística é o caminho para a diferenciação de uma empresa, porém é necessário que esteja inserida no processo de planejamento de negócio da organização e alinhada com os demais esforços para atingir sucesso. Os sistemas de informação ajudam os processos e operaçõe registrando e armazenando dados das vendas, compras, investimentos, salários e outra contabilidade, processando os registros de contabilidade em previsões de lucro, balanço, relatórios de gestão, e outras formas de informação financeira, registrando e armazenando dados do inventário, trabalho em curso, reparação e manutenção de equipamento,dos quais são registrados em controladorias, em agendas de produção, sistemas de inventário, e sistemas de monitorização da produção, registrando e armazenando dados sobre o pessoal, salários, histórico de contratações, e outros registros de recursos humanos, processando estes registos em relatórios de despesas com pessoal, e relatórios baseados em desempenho, registrando e armazenando dados de mercado, perfis de cliente, histórico de compras por cliente, estudos de mercado, publicidade, processando registros de marketing em relatórios publicitarios, com planos de marketing, e relatórios de vendas,registrando  estratégicas em relatórios de trocas industriais, quotas de mercado, planejamento de objetivos, controla e monitoriza planos, estratégias, tácticas, novos produtos, novos modelos de negócio, ou novos investimentos. Para a organização é assim que elas podem agregar valor para os tomadores de decisão.

 

As empresas procuram desenvolver e programar uma competência logística que satisfaça às expectativas básicas do cliente com um custo total realista. Nem sempre, o custo total mais baixo ou o melhor serviço ao cliente constitui a estratégia mais apropriada. Com esforço logístico bem planejado podem-se controlar desvios de desempenho e minimizar o nível do estoque comprometido. Uma estratégia adequada requer uma capacidade de análise de sensibilidade para calcular o custo necessário para atingir níveis alternativos de serviço. Um sistema logístico bem planejado e operado de maneira adequada pode ajudar a obter vantagem competitiva.

 

Quando as operações logísticas estão fortemente integradas, elas podem servir como base para a obtenção de vantagens estratégicas. A convicção de que um desempenho integrado produz melhores resultados que funções individualmente gerenciadas, sem coordenação entre si. A execução e coordenação de atividades especificam são exercidas nas áreas de distribuição física, onde a manufatura e suprimento são essenciais. É por meio de ciclos de atividades que a logística de uma empresa é operacionalmente vinculada, tanto externa como internamente, a clientes e fornecedores, para criar uma cadeia de suprimentos. A variação de desempenho operacional é a fonte de incerteza, da qual deve ser solucionada no sistema logístico. Toda e qualquer organização necessita de apoio e cooperação de varias outras empresas para a consecução de seu processo logístico. Então a eficiência é aprimorada por meio de eliminação de duplicação e desperdício. O projeto de rede é uma responsabilidade da gerência logística, visto que as estruturas das instalações da empresa são usadas para fornecer produtos e materiais aos clientes, tem por objetivo determinar quantidades e a localização de todos os tipos de instalações para a execução do processo logístico. Formas estrutura da quais as operações logísticas são executadas. A seleção de uma melhor rede em termos de localização pode significar o primeiro passo para a obtenção de vantagem competitiva. A vantagem de fluxo rápido de informação esta relacionada com o equilíbrio dos procedimentos de trabalho. Todo gerenciamento de pedidos depende de informação. O pedido do cliente, interno ou externo, é a principal transação na logística. Quanto mais eficiente for o projeto do sistema logístico de uma empresa, mais precisas deverão ser as informações. No entanto, informações incorretas e atrasos no processamento de pedidos podem prejudicar o desempenho da logística. A informação de boa qualidade é fator-chave para a operação logística.

O custo de transporte é o pagamento pela movimentação entre dois pontos geográficos e as despesas relacionadas com gerenciamento e a manutenção de estoque em transito. Os sistemas logísticos devem ser projetados para utilizar o tipo de transporte que minimize o custo total dos sistemas. Isso significa que o transporte mais barato nem sempre resulta no custo total mais baixo de movimentação física (BOWERSOX, Donald J, 2007, p. 40).

Quando mais rápido o serviço de transporte, mais curto será o intervalo de tempo durante o qual o estoque ficara em transito e indisponível. Executivos de logística começaram a procurar um serviço mais rápido, sem comprometer a consistência. As seleções de instalações estabelecem uma estrutura de rede que gera o conjunto de necessidades de transporte e limitam as alternativas, o custo total do transporte envolve mais do que a fatura do frete. As necessidades de estoque de uma empresa dependem da estrutura de rede e do nível desejado de serviço ao cliente. Tem como objetivo fornecer serviço desejado ao cliente mantendo o mínimo em estoques. Consiste com o menor custo total possível, pois estoques excessivos podem causar deficiências de competência gerencial. As estratégias de estoque devem concentrar-se na satisfação das necessidades dos clientes preferenciais entregarem produtos rapidamente para atender as necessidades do cliente é muito importante para a logística. Assim a entrega rápida de produtos e materiais pode permitir a redução de estoques nas fabricas. Recebendo quantidade exata de estoques no momento certo. As mercadorias necessitam ser armazenadas em momentos específicos durante o processo logístico, e por fim, os produtos são manuseados de uma maneira mais eficiente quando embaladas em quantidade, em caixas de papelão ou em outros tipos de embalagem. O manuseio de materiais é uma atividade muito importante, no deposito os produtos devem ser recebidos, movimentados, separados e agrupados de modo a atender as necessidades dos pedidos dos clientes. A armazenagem, o manuseio de materiais e a embalagem simplificam e aumentam a rapidez do fluxo de produtos ao longo de todo sistema. A logística serve para permitir que o estoque tenha as vantagens de posse, tempo e lugar desejado pelo menor custo total. O estoque em processo deve ser movimentado para satisfazer a montagem final. Qualquer que seja o tamanho da empresa, a logística é essencial e requer uma atenção continua. Quem trata da movimentação de produtos acabados para entrega aos clientes é a distribuição física. A área de apoio a manufatura concentra-se no gerenciamento de estoque em processo, participando da formulação de produção. A manufatura se preocupa em saber o que é fabricado e quando e onde os produtos são fabricados. O apoio à manufatura tem diferença significativa e abrange as necessidades de movimentação que estão sob o controle da empresa fabricante. O suprimento abrange a compra e a organização da movimentação de entrada de materiais, de peças e de produtos acabados dos fornecedores, para fabricas ou montadoras, depósitos ou loja de varejo. No geral o suprimento engloba a disponibilidade de sortimento de materiais onde e quando necessário. Com o fluxo de informações podemos identificar locais específicos dentro de um sistema logístico em que é preciso atender a algum tipo de necessidades. Fornece uma visão geral das necessidades de informações indispensáveis para orientar um sistema logístico. O maior objetivo do fluxo de planejamento de informações é integrar atividades especificas dentro de uma empresa e facilitar o desempenho. Para o gerenciamento de pedidos é necessário transmissão de informações e atribuir responsabilidades pela satisfação das necessidades dos clientes. As operações de distribuição dependem de fluxos de informações necessárias para facilitar e coordenar o desempenho dentro das instalações logísticas. O gerenciamento de estoques utiliza informações com objetivo de cumprir o plano logístico. As informações sobre transporte e expedição, influenciam na movimentação de estoques. Juntamente com o suprimento que também utiliza de informações para concluir a preparação e a liberação de pedidos de compra.  Localização das instalações deve ser estabelecida, as informações obtidas e compartilhadas, o transporte providenciado, o estoque posicionado e deve ser realizadas atividades de armazenagem, manuseio de materiais e embalagem.

 

O cliente é uma organização que esta tomando posse do produto ou serviço que esta sendo entregue. Algo que contribui com a logística é a qualidade total. A logística existe com o único propósito de fornecer os clientes externos e internos entregas de produtos corretos no prazo certo. O que é fornecido ao cliente é elemento essencial no desenvolvimento de uma estratégia de logística.

 

A administração de materiais coordena a movimentação de suprimentos com as exigências de operações. O objetivo da administração de materiais é diminuir os custos e obter os materiais certos na hora e local desejado. Portanto, administrar estoques ou trafego se torna similar, melhorando a administração das atividades, diminuindo o custo administrativo. Compartilhando responsabilidades da administração de materiais  com a admistração da distribuição fisica dentro da empresa.

A administração de materiais é o inverso da distribuição física. Trata do fluxo de produtos para a firma ao invés de parti-la dela. Muitas atividades da administração de administração de materiais são compartilhadas com a distribuição física. Entretanto existem algumas diferenças que são a chave da boa administração do fluxo de suprimento. Essas diferenças enfocam principalmente o modo pelo quais os fluxos são iniciados e sincronizados e a seleção das fontes de fornecimento (BALLOU, Ronald H.2007, p.58)

A administração de materiais liga-se diretamente com operações pelo abastecimento de peças, matérias-primas ou subconjuntos numa base de encomendas diretas ou através de estoques, em antecipação de necessidades de uso. É a ordem de compra que aciona o fluxo de materiais no canal de suprimento e sua preparação e transmissão representa a principal atividade der processamento de pedidos na administração de materiais. Seu objetivo é ter os materiais requeridos no lugar certo e no instante certo, providenciando o movimento de materiais ao custo mínimo relativo ao nível de serviço necessário. A administração de materiais lembra o processo de compras, da qual deve selecionar as fontes de suprimento, assegurar de que materiaisé necessario, acompanhar os pedidos e ordens de compra, verificar notas fisicas, registrar as compras e sempre manter relacionamento com os vendedores. Significativamente a eficiência depende do preço, qualidade, fornecimento, continuidade e localização. A administração de materiais pela sua importância vai além do papel que executa em uma indústria e ganha o papel principal em vários negócios, entre eles os mercados e as grandes empresas de varejo. Empresas que compram para revender põem em prática toda uma ótima administração de materiais, que envolve estudos dos lotes econômicos de compra, lotes ideais de compra, estoque mínimo, estoque regulador, tempo de pedido, entre outros.

 

O canal é o meio através do qual um sistema de livre mercado realiza a transferência de propriedade de produtos e serviços, é onde é determinado o sucesso ou fracasso final da empresa. Um canal é um grupo de entidades interessadas que assume a propriedade de produtos ou viabiliza sua troca durante o processo de comercialização, do fornecedor inicial até o comprador final. Assim, os canais são definidos como sistemas de relacionamentos entre entidades que participam do processo de compra e venda de produtos e serviços. Para a distribuição a especialização é um fator fundamental para a sua eficiência, é a condição básica para obter sortimento de produtos, que é o processo de definição e separação de uma combinação de produtos desejados pelo cliente. Com uma grande concentração de um único produto ou de vários produtos diferentes, com a finalidade de expedição em conjunto. As transações totais necessárias para completar o sortimento podem ser reduzidas com a concentração de especialistas, destacando o poder de especialização. Fabricantes podem oferecer aos clientes lotes combinados ou sortidos de produtos, esses quando combinados permitem que os clientes mantenham um estoque mínimo dos produtos de transporte mais baixo resultante da consolidação. A fase final do sortimento consiste na dispersão. O principio do gerenciamento da cadeia de suprimento esta fundamentado na convicção de que a eficiência pode ser aprimorada por meio de compartilhamento de informação e planejamento conjunto. Formação de relacionamento tem como objetivo aumentar a competitividade do canal de cooperação na cadeia de suprimento, para isso, é preciso compartilhar informações, da qual é essencial para permitir quer as empresas façam o q é certo de maneira mais rápida e mais eficiente. O compartilhamento de informação e o planejamento conjunto podem eliminar ou reduzir grande parte do risco de especulação com estoque.

 

“A meta da empresa visionária é fazer cada vez mais com cada vez menos até fazer tudo com nada” (BOWERSOX, 2007, p. 100).

 

As novas práticas logísticas são movidas pela tecnologia baseado na estratégia comprovada aumentando competitividade, resulta uma diferenciação duradoura de parceiros comerciais aos prestadores de serviço. A melhor maneira de programar mecanismos que possibilitem a integração da cadeia de suprimento, visando a superioridade competitiva, é fazê-lo por meio de acordos voluntários. O relacionamento atende a objetivos estratégicos importantes dos parceiros, portanto eles precisam um do outro, e devem ter comunicação aberta, com responsabilidades e processos decisórios bem estabelecidos. Quando a infra-estrutura não é padronizada, é necessário que as mercadorias sejam descarregadas e recarregadas em diferentes veículos, na passagem de fronteiras internacionais, o que resulta em aumento de custos e de tempo.

 

A visão globalizada da empresa determina a forma como o gerenciamento da logística trata as operações internacionais. As empresas podem atingir um crescimento futuro, aumentar economias de escala e aumentar a lucratividade por meio de comercio e operações globalizadas, essas aumentam a importância da logística e colocam maior pressão sobre seus executivos.

 

O objetivo central de redução de estoque em toda a cadeia de suprimento tem levado os executivos a considerar que a informação pode ser um instrumento eficaz na redução de estoque e nas necessidades de recursos humanos. A informação aumenta a flexibilidade para decidir como, quando e onde os recursos podem ser utilizados para que se obtenha vantagem estratégica. A informação é considerada um dos elementos-chaves para a obtenção, no futuro, de vantagem competitiva na área de logística. As necessidades de produção contribuem para resolver os gargalos de capacidade do dia-a-dia, dentro do sistema de gerenciamento de materiais. As estratégias de produção integram totalmente as necessidades de logística e de produção. As necessidades de suprimento dependem das restrições de capacidade, das necessidades logísticas e de produção, para possibilitar a programação de materiais em longo prazo e estabelecer os planos de liberação. O transporte e a expedição sempre enfatizaram a missão de documentos e a determinação de frete. A crescente possibilidade de reduzir os custos, por meio de um melhor gerenciamento de transporte, se da ênfase ao monitoramento do desempenho, a auditoria de fretes, programação, a relatórios e a análise de decisões.

O sistema de informações gerenciais refere-se a todo equipamento, procedimentos e pessoal que criam um fluxo de informações utilizadas nas operações diárias de uma organização e no controle global das atividades da mesma. Pode incluir o uso de computadores, mas estes não são obrigatórios (BALLOU, Ronald H, 2007, p. 278).

 

O sistema de informações logísticas é um subsistema de informações gerenciais, que providencia a informação especificamente necessária para a administração logística. As necessidades logísticas podem ser separadas em quatro níveis, o mais baixo refere-se a transações e a consultas, o segundo envolve o uso de informações pelos supervisores de primeira linha, o terceiro nível pertence ao planejamento e controle táticos, e o quarto envolve a definição de metas, políticas e objetivos, decidindo toda a estrutura logística, portanto os recursos para executar a distribuição e o suprimento. Numa empresa pequena, não a necessidade de um sistema automatizado de informação, um sistema manual é mais prático. Sistemas manuais ou computadorizados são basicamente os mesmos, as funções básicas de um sistema de informação são transferir, armazenar e transformar informação. A demanda de dados de informações é ditada pelas decisões que precisam ser tomadas. Quanto mais acessível a informação for mais cara será sua armazenagem e sua recuperação, a freqüência de consulta pode ser diária, semanal ou mensal. Sistemas de informação em tempo real ou on-line são os mais sofisticados meios para acesso a informação rapidamente e devem ser usados parcimoniosamente. Boa informação é um ingrediente vital no planejamento, operação e controle de sistemas logísticos. Hoje empresas devem analisar o fluxo de informação interno e entre empresas, a fim de incorporar maior integração e flexibilidade, minimizando os custos. A projeção de tendências históricas é outra atividade básica de processamento de dados, que converte dados históricos em previsões.

 

As previsões orientam o planejamento e a coordenação de sistemas de informação logística. São projeções de valores ou quantidades que provavelmente serão produzidas, vendidas ou expedidas, essas são representadas em unidades ou em valores monetários e podem ser elaborados por cliente ou por itens. A programação e o controle da produção e o planejamento da capacidade das instalações exigem previsões precisas, permitindo que executivos destinem os recursos necessários antecipadamente. As tecnologias de comunicação oferecem oportunidades de compartilhar previsões com clientes e com usuários dessas dentro da empresa. As previsões das necessidades logísticas determinam o encaminhamento de produtos para atacadistas, varejistas e centros de distribuição, as previsões de necessidades de produção afetam as necessidades de suprimento, para atingir a integração da cadeia de suprimento é necessário que todas as atividades sejam orientadas pela mesma previsão. A logística deve levar em conta as promoções de marketing. As previsões se dividem por local, por quantidade de produto e por período de tempo, antes de determinar o processo de previsão tem que se entender a demanda e os principais componentes de previsão, previsões de demanda podem ser classificadas como dependentes ou independentes, a demanda dependente caracteriza-se por uma seqüência interligada de atividades de compra e de produção, a previsão dos itens dependentes pode derivar diretamente da previsão do item independente, a demanda de determinado item é considerado independente quando não se relaciona com a demanda de outro item. A elaboração de previsões consome muito tempo e precisa de muita informação. Os componentes da previsão envolvem o nível de venda, ou seja, a quantidade remanescente após a remoção de todos os demais componentes, os fatores sazonais, que provocam movimentos de aumento ou de redução no nível de vendas, a tendência de crescimento ou queda, é definida como a variação sistemática das vendas verificada a longo prazo que pode ser positiva, negativa ou neutra, os fatores cíclicos, que caracterizam-se por mudanças no padrão de demanda em períodos superiores a um ano, as promoções que depende do marketing da empresa,e os fatores aleatórios que constituem uma parcela imprevisível das vendas que não se encaixa nas outras categorias. O período de operações logísticas normalmente projetadas é de um ano ou menos, dependendo do uso pode ser projetado para dias, semanas, meses, trimestres, semestres ou anos. Apesar de a tarefa de prever ainda não ser uma ciência existem muitas empresas adotando processos de previsão que incluem a coleta de dados de várias fontes, estatística sofisticada e pessoal treinado e motivado. O uso de uma técnica requer compatibilidade entre a situação existente e o tratamento dado pela técnica, há três tipos de técnicas de previsão: qualitativa, de séries temporais e causal.

A precisão das previsões depende da diferença entre os valores estimados e os respectivos valores das vendas reais. Seu aperfeiçoamento requer avaliação e analise de erros. Há três estágios para reduzir erros de previsão. Primeiramente, devem ser definidos os parâmetros adequados de avaliação. Em segundo lugar, deve ser determinado o nível de avaliação ou retorno de resultados. Por ultimo, devem ser estabelecidos pontos de realimentação no processo, a fim de melhorar o acerto das previsões (BOWERSOX, Donald J, 2007, p. 218).

 

As decisões que envolvem estoque são de alto risco. A formulação de políticas de estoque requer conhecimento do estoque nas áreas de produção e de marketing das empresas. Deve-se ter uma visão dos ativos investidos numa empresa normal para compreender a importância do estoque, embora o investimento em estoque seja substancial, seu gerenciamento tem reduzido seu porte tanto em relação às vendas correntes quanto ao PNB. A manutenção de estoque implica riscos de investimentos e obsolescência, o investimento feito para estoque não pode ser usado para compra de mercadorias ou outros ativos destinados a melhoria da empresa, é importante saber que os riscos mudam conforme o canal de distribuição da empresa, por ex. produção, atacado e varejo. Na produção o risco tem uma dimensão a longo prazo, no atacado a exposição dos atacadistas é menor do que a dos fabricantes, mas é mais profunda e de maior duração que a dos varejistas, para os varejistas o gerenciamento de estoque é uma questão de compra e venda o risco pode ser considerado amplo mas não profundo. A política ideal de estoques seria aquela sob encomenda, ou seja, aquela feita a partir de especificações de clientes. O estoque desempenha quatro principais funções: especialização geográfica, estoques intermediários, equilíbrio entre suprimento e demanda, gerenciamento de incertezas. A primeira é permitir especialização geográfica considerando cada unidade operacional, a segunda função possibilita máxima eficiência operacional em unidades de produção e permite que o produto seja fabricado e distribuído em lotes econômicos maiores que a demanda de mercado, a terceira função esta relacionada com o tempo decorrido entre produção e consumo, e o estoque de segurança ameniza variações ou incertezas de curto prazo de demanda e de ressuprimento. O custo de manutenção de estoque esta associado a manter mercadorias por um período de tempo. Quando as necessidades de ressuprimento são conhecidas podem-se evitar os estoques, suprindo os produtos somente quando necessário. O ponto de ressuprimento pode ser estipulado em unidades ou em dias de suprimento.  Existem ainda empresas que mantêm seus registros de estoque em fichas e processam pedidos e análises de inventário manualmente, isso acontece não por falta de sistemas informatizados, mas sim porque a administração esta satisfeita com o desempenho do sistema manual.

 

As empresas devem estabelecer e programar políticas de estoques com base em considerações de natureza estratégica e isso requer o desenvolvimento de um processo gerencial.

O gerenciamento de estoque é o processo integrado pelo qual são obedecidas as políticas da empresa e da cadeia de valor com relação aos estoques. A abordagem reativa ou provocada usa a demanda dos clientes para deslocar os produtos por meio dos canais de distribuição. Uma filosofia alternativa é a abordagem do planejamento, que projeta a movimentação e o destino dos produtos por meio dos canais de distribuição, de conformidade com a demanda projetada e com a disponibilidade dos produtos. Uma terceira abordagem, hibrida, é uma combinação das duas primeiras, resultando numa filosofia de gerenciamento de estoques que responde aos ambientes de mercado e dos produtos (BOWERSOX, Donald J, 2007, p. 254).

 

O controle de estoque é rotineiro e necessário ao cumprimento de uma política de estoques, ele abrange as quantidades disponíveis num local e acompanha as suas variações ao longo do tempo, essas funções podem ser feitas manualmente ou por computador, a principal diferença é a velocidade, o custo e o canal. Os processos de controle de estoque permanentes são executados diariamente para verificar as necessidades de ressuprimento, já os processos periódicos são exercidos sobre cada item em intervalos semanais ou mensais. Os métodos reativos de estoques respondem a necessidades da empresa no controle de estoques ao longo do canal de distribuição, os métodos de planejamento de estoques usam dados comuns para coordenar necessidades de estoques nos diversos locais da cadeia de agregação de valor. Uma estratégia integrada de estoques inclui políticas e procedimentos para determinar locais de armazenagem, prazos e quantidades de ressuprimento. Um gerenciamento eficaz de estoques pode influenciar na lucratividade da empresa também pode aumentar as receitas de vendas.

 

O problema de programação nas organizações é saber quando, onde e quanto produzir. Toda programação de produção deve começar com uma estimativa de demanda presente e futura e o conhecimento da que esta disponível. A diferença entre as necessidades de demanda e estoques indica as necessidades de suprimento, mão-de-obra e capacidade produtiva. A aquisição é a atividade realizada entre organização e fornecedores e da a impressão de se tratar de compras. Em algumas empresas se da pouca importância para o suprimento, pois tem pouco controle sobre a movimentação no fornecimento. Os problemas da administração de suprimentos são diferentes dos da distribuição física, a aquisição seleciona algumas fontes de fornecimento e na distribuição os produtos são entregues a clientes que estão localizados muito longe. A entrada e o processamento de pedidos referem-se aquelas atividades envolvidas na coleta, verificação e transmissão de informação de vendas realizadas. Essas atividades podem ser identificadas por exames de um ciclo de fluxo de informações. A entrada de pedidos é formada pelas atividades que estão entre clientes e fornecedores, o objetivo é obter máximo de velocidade e precisão ao mínimo custo. O processamento de pedidos, ou o fluxo de informações de ordens de vendas é uma das principais atividades logísticas, juntamente com transporte e manutenção de estoques.

 

O transporte é um dos meios mais visíveis nas operações logísticas, ele tem duas funcionalidades: movimentação e armazenagem de produtos. Na movimentação se transporta produtos até a fase seguinte do processo de fabricação ou até um local mais próximo do cliente, em qualquer que seja sua forma, como utiliza recursos temporais é importante que ele seja transportado apenas quando há aumento do valor dos produtos. Uma função menos comum do transporte é a estocagem temporária, é usada quando o produto precisa ser estocado para ser movimentado novamente em curto período, quando o espaço existente no deposito é pequeno o veicula para armazenagem pode ser uma opção viável. O embarcador e o destinatário têm objetivo de transportar o produto ate seu destino no tempo certo e ao menor custo. As transportadoras são as intermediárias no processo e tem por objetivo aumentar sua receita bruta e diminuir os custos necessários para concluir a transação. Transportadoras variam em sua capacidade em proteger a carga de perdas e danos, por isso são fatores que influenciam na seleção de um transportador. O governo tem interesse no transporte devido a economia tem por objetivo manter um ambiente de transporte estável e eficiente para manter o crescimento econômico. Enfim o participante final do processo, o público, é quem determina as necessidades de transporte solicitando mercadorias em todo o mundo a preços razoáveis, preocupa-se com a segurança, custos, acesso ao meio e questões ambientais. Há cinco modos básicos de transporte, são os modais ferroviário, rodoviário, aquaviário, dutoviário e aéreo, há também os modais únicos, e os multimodais quando são usados mais de um meio para uma única entrega. Além da classificação de transporte por modal existe a classificação que considera a situação legal da transportadora, é a mais utilizada no momento, a fim de manter a estabilidade interna do mercado o governo muitas vezes restringe as transportadoras a mercados e serviços específicos. As classificações legais são: transportadoras comuns, contatadas, privadas, e isentas. A economia de transporte é afetada por sete fatores econômicos, distância, volume, densidade, facilidade de acondicionamento, facilidade de manuseio, responsabilidade e mercado. Outra dimensão relativa à economia envolve os componentes de custos, as várias categorias de classificação de transporte são: custos variáveis, custos fixos, custos conjuntos, custos comuns. Ao definir taxas de frete a serem cotadas a clientes, a transportadora pode adotar uma de duas estratégias: a estratégia de custo do serviço é uma abordagem de acumulação em que a transportadora estabelece uma taxa de frete baseada no custo da prestação de serviço mais uma margem de lucro, e a estratégia de valor do serviço onde se forma um preço com base na valor estimado que o serviço tem para o cliente. Pode ainda adotar uma combinação das duas estratégias.

 

A armazenagem de produtos é um componente essencial do conjunto de atividades logísticas. Os custos com armazenagem podem ser compensados com os custos de transporte e de produção, podem diminuir custos com transporte, pois permitem o uso de quantidades maiores e mais econômicas nos lotes de carregamento. Muitas empresas hoje estão evitando a necessidade de armazenagem com o conceito de just-in-time. As quatro razões para se utilizar espaço físico para armazenagem são reduzir os custos de transporte e produção, pela compensação nos custos de produção e estocagem, coordenar suprimentos e demanda, empresas que tem produção fortemente sazonal com demanda por produtos razoavelmente constate enfrentam o problema de coordenar seu suprimento com a necessidade de produtos, toda vez que fica muito caro coordenar suprimento e demanda de forma precisa são necessários estoques, auxiliar o processo de produção, a armazenagem pode fazer parte do processo de produção, e auxiliar o processo de marketing, é interessante para a área de marketing a disponibilidade do produto no mercado, pois pode ter efeito positivo nas vendas. Um armazém é localizado próximo a outros depósitos do sistema logístico, e também em um bairro ou distrito industrial do município. Armazéns providenciam proteção para mercadorias, e também rotação de estoques, reparos e manutenção de registros. Os serviços que o deposito presta ao seu usuário são abrigo, consolidação, transferência e agrupamento. As opções para uma empresa que necessite de espaço físico para armazenagem de produtos são variadas, são elas: possuir se próprio deposito, alugar o espaço físico, alugar o depósito, estocar em trânsito.

O manuseio ou movimentação interna de produtos e materiais significa transportar pequenas quantidades de bens por distâncias relativamente pequenas, quando comparadas com as distâncias na movimentação de longo curso executada pelas companhias transportadoras (BALLOU, Ronald H, 2007, p. 172).

 

O objetivo do manuseio é a separação das cargas de acordo com a necessidade dos clientes , as três atividades principais do manuseio são o recebimento, mercadorias geralmente chegam ao depósito em quantidades maiores que as expedidas, a primeira atividade é o descarregamento que normalmente é feito manualmente mas já existem sistemas mecanizados capazes de adaptar-se a diferentes características dos produtos, a segunda atividade é o manuseio interno, inclui todas as movimentações de produtos dentro do armazém, depois que os pedidos são recebidos os produtos são transportados para a expedição, essa atividade consiste em verificar e carregar as mercadorias nos veículos, também é executada manualmente na maioria dos casos. Os sistemas mecanizados empregam grande variedade de equipamentos de manuseio, os mais comuns são empilhadeiras, paleteiras, cabos de reboque, veículos de reboque, esteiras-transportadoras e carrosséis. Existem também equipamentos auxiliares que servem para melhorar a utilização do espaço físico do armazém e diminuir danos de manuseio. Os produtos movimentados pelo sistema de manuseio são identificados com o nome da marca, nome e localização do fabricante e quantidade ou peso do produto embalado. O principal objetivo da movimentação de materiais é fazer fluir, de maneira ordenada e eficiente, as mercadorias dos fornecedores para pontos-de-venda, numa cadeia de suprimentos os sistemas de manuseio de materiais devem permitir a execução de atividades de logística reversa. O único método conveniente para processar fluxos reversos é o manuseio manual.

 

A embalagem serve para promoção e uso do produto, propicia proteção para o produto e serve como instrumento para aumentar a eficiência da distribuição. A embalagem nas operações logísticas pode significar economias. Se a embalagem não é projetada para proporcionar um processamento eficiente, o desempenho de todo o sistema logístico sofre as conseqüências. A embalagem geralmente é classificada em dois tipos: embalagem para o consumidor, com ênfase em marketing, e embalagem industrial, com ênfase na logística. A embalagem para o consumidor prevê um atrativo para divulgar o nome da empresa para os clientes, serve como um tipo de anuncio podendo conter o preço e informações sobre o produto, as dimensões da embalagem devem conformar-se aos requisitos das prateleiras isto permite oferecer ao consumidor maior área de exposição para o produto em comparação com os concorrentes. A embalagem industrial tem seus produtos e peças geralmente embalados em caixas de papelão, sacos ou até mesmo barris para o melhor manuseio. As embalagens secundárias e as cargas unitizadas são as unidades básicas de manuseio nos canais logísticos. Uma função importante das embalagens secundárias é proteger os produtos das avarias durante o manuseio e a armazenagem, também proteger contra furto, a avaria esta diretamente ligada ao ambiente em que a embalagem é armazenada. O ambiente físico que envolve um produto é o ambiente logístico, este ambiente tanto influencia como é influenciado pala possibilidade de avaria. Os fatores ambientais que influenciam a embalagem são a temperatura, a umidade e os materiais estranhos. A utilidade de uma embalagem esta ligada à forma como ela afeta tanto a produtividade quanto a eficiência logística. A unitização da embalagem é o agrupamento de caixas numa carga única, para o transporte ou manuseio. Outra função importante da logística da embalagem é a comunicação ou transferência de informação, essa atividade é cada vez mais critica para a identificação do conteúdo da embalagem, seu rastreamento e manuseio. São utilizados vários tipos de materiais em embalagens, desde o papelão tradicional até plásticos. Além de caixas de papelão ondulado, há outros materiais de embalagem, tais como saco de aniagem, latas de folhas de flandres, tambores, engradados, sacos e outras embalagens de papel multifolhado. Alternativas as formas mais tradicionais de embalagens incluem embalagens envolvidas por material plástico a vácuo, sacos e cercados, caixas de plástico de alta densidade, amarração com fita plástica, forração com espuma plástica, e também calçamento mais adequado para itens frágeis ou de formas irregulares.

 

CONCLUSÃO

 

Com o estudo realizado podemos verificar que a área de logística proporciona várias atividades que envolvem os clientes na empresa; o dimensionamento e o controle dos estoques são importantes e necessários para o gerenciamento correto dos materiais. Podemos também analisar o armazenamento de materiais, que nos mostra como e onde podemos armazenar os materiais, dependendo do tipo e do uso. Os tipos de embalagens a serem utilizados e a análise dos princípios básicos de estocagem nos mostram quanto devemos armazenar de estoque e como devem ser acondicionados os produtos, com a devida embalagem e como isso implica nos custos. Podemos observar a localização e a classificação de materiais, indicando os procedimentos para o inventário físico, podemos também analisar a movimentação de materiais, com a apresentação dos principais tipos de equipamento e sua sofisticação. A distribuição e o transporte dos produtos com o enfoque nas principais características dos transportes, inclusive o intermodal completam a análise logística da Administração de Materiais, nos mostrando quão difícil é encaixar essas atividades dentro da empresa. Assim, podemos compreender melhor a necessidade do setor logístico dentro da empresa para mais tarde estarmos aplicando as praticas de bom desenvolvimento na empresa.

 

REFERÊNCIAS

 

BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: Transportes, Administração de materiais, Distribuição física. São Paulo: Atlas S.A., 2007. 388p.

 

BROWERSOX, Donald J. Logística Empresarial: O processo da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas S.A., 2007. 594p.

 

[1] - Acadêmica do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA-UNOESC- gabi_goetten@hotmail.com

[1] - Acadêmica do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA-UNOESC - Fischer- auxiliar de produção- vdalagnol@bol.com.br

 



[1] - Acadêmica do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

UNIVERSIDAE DO OESTE DE SANTA CATARINA-UNOESC

gabi_goetten@hotmail.com

[2] - Acadêmica do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA-UNOESC

Fischer- auxiliar de produção

vdalagnol@bol.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

I Encontro ASPALOG de Profissionais de Logística

Data: 26/03/2010
Inicio: 19:30h
Local: Auditório da Faculdade de tecnologia da Amazônia – FAZ
Rodovia BR-316, Km 0, Nº 500 em frente ao monumento dos Cabanos.

Palestrantes: Gleydson Costa, Silvio Luis Eidt, Rodolpho, Silvio Luis e Emerson Cardoso.

Objetivo: Contribuir para o fortalecimento do segmento e da capacitação dos profissionais, oportunidade de atualização de conhecimentos e ampliação das redes de contatos, promovendo o Network.

Conteúdo: PELT – Plano Estadual de Logística de Transportes, sua importância para o desenvolvimento do estado do Pará.

Sobre os palestrantes: Gleydson Costa – Possui Graduação em Engenharia de Produção, Especialista (MBA) em Logística e é Gerente de Logística da Hiléia. Renata Quemel – Mestrando em Logística na Argentina. Rodolpho Moraes – Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Marketing, em Docência do Ensino Superior e Mestrando em Gestão na Universidade Lusófona de Portugal. Emerson Cardoso – Graduado em Administração de Empresas, pós Graduado em Recursos Humanos e é Gerente de Operações do Grupo Horizonte. Silvio Luis – Gerente de Frota Fluvial de Minérios da Hermasa Navegação da Amazônia.