quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Confraternização e Festas de final de ano!

Com a proximidade de Natal e Virada de Ano, é comum em algumas empresas a existência de "confraternizações".
Esses eventos são de suma importância para o ambiente corporativa, e não deveria ser relegados somente ao final do ano, mas sim, ser trimestral, no mínimo. Claro que, por ser uma confraternização num ambiente empresarial, você deverá se comportar de uma maneira diferente como faz em casa.
Mas como, diferente de casa, afinal, devemos ser uma pessoa íntegra, igual em todos os nossos afazeres, mas sabemos que, em casa, podemos nos soltar mais pois não estamos sendo "avaliados".
Sim, avaliados, pois mesmo ma confraternização não deixamos de estar ao olhar atento de nosso pares, superiores e equipe.
Com isso, a palvra chave é moderação:
- Moderação na bebida;
- Moderação na vestimenta;
- Moderação nas conversas.
Quando falo em moderação na bebida, não quero dizer abstêmia, mas sim, moderação. Beba devagar, intercalando com água e comida.
A moderação na bebida ajuda na moderação às conversas, visto que, com a língua mais presa, é mais difícil falar bobagem. Confraternização, antes de mais nada, não é lugar para terminar aquela reunião ou falar sobre serviço. É um lugar para as pessoas trocarem idéias sobre elas. Apresentarem suas famílias às seus colegas, afinal de contas, passamos mais tempo com nossos colegas do que com nossas famílias, propriamente ditas.
Lembrando que confraternização é uma extensão do dia a dia da empresa, vesta-se com elegância. Quando falamos elegância, não estamos dizendo terno e gravata (a não ser que a festa exiga isso), mas vá alinhado, com roupas bem passadas, camisa por dentro da calça e vestidos em comprimento que não a façam ser o assunto da festa:
- Fulana não usa saia, veio de "cinto".
São regrinhas básicas de convivência que temos no ambiente de trabalho que levamos a qualquer lugar, principalmente as festas.
Mas a regra básica que mais vale é a seguinte:
- Se divirta.
Se a festa estiver ruim, pode ir embora sem problemas, mas se estiver boa, melhor. Aproveite e seja feliz.

um abraço

2 comentários:

walter stodieck disse...

Atualiza!

Cor de Rosa e Carvão disse...

hehehehe. bom, cheguei agora. não posso exigir atualização. Marcelo, pensava que era um biotecnólogo... vai ver é esse lance de rótulos que muitos seres humanos tendem a a fazer com os outros. legal a tua casa.